Pular para o conteúdo principal

Visita à Escola Onélia Campelo: Desenvolvimento de atividade com os alunos


Um dia antes a nossa próxima visita à Escola Estadual Onélia Campelo, a professora supervisora Socorro pediu para que o grupo responsável por acompanhar os alunos de uma turma do 8° ano, no caso: eu, Sarah, Mateus e Sueli desenvolvessemos uma atividade com a turma. Logo, perguntamos qual o assunto dado nas últimas aulas e levamos o pedido da professora aos coordenadores do PIBID que nos deu algumas dicas de como desenvolver essa atividade. 

Logo após, criamos um grupo no WhatsApp com o intuito de discutir como é que poderíamos trabalhar com eles de uma maneira mais lúdica o conteúdo, sem a oficialidade de uma aula corriqueira e que eles pudessem apreender de um modo mais simples o assunto. A supervisora Socorro falou que os alunos estavam vendo figuras de linguagem e logo pensando em trabalhar a temática com o auxílio de imagens, músicas e assim por diante. 

Chegamos ansiosos à escola pois seria um momento muito importante, o primeiro contato - no caso a primeira atividade desenvolvida de fato com os alunos - e a possibilidade de experienciar de fato a profissão que escolhemos para a vida. Entramos na sala de aula e sentimos a dificuldade que é tentar ter a atenção de aproximadamente 30 alunos com a idade entre 13,14,15. Mesmo assim, nosso grupo se esforçou ao máximo e de início procurarmos saber o que eles entendiam sobre as figuras de linguagem e como poderíamos ajudá-los. 

Assim seguimos e com o passar do tempo eles passaram a interagir, principalmente quando trouxemos um rap para trabalhar a metáfora. Outro ponto a se ponderar é a noção de tempo (como iremos ocupar duas aulas de 50 minutos). Ao meu ver, tudo precisa ser ao menos planejado, nesse sentido, particularmente para um professor iniciante. 

Creio que a experiência nos serviu para quebrar um pouco o gelo com os alunos e desmistificar o medo de dar aula. Com o tempo a tendência é melhorarmos nossas práticas e ao mesmo tempo sentirmos mais seguros. Um dos pontos positivos ou o melhor deles é pensar que podemos fazer a diferença na vida de um daqueles alunos, além de que a educação também pode transformar suas vidas. Que podemos construir juntos esses momentos ricos de troca de experiências que o PIBID proporciona. 

Logo após a atividade descemos para o pátio pois naquela semana a escola estava desenvolvendo as atividades do projeto de leitura que tinha por intuito homenagear os notáveis alagoanos: escritores, músicos, entre outros. Os alunos do terceiro ano apresentaram o romance Cangaços, do escritor alagoano Graciliano Ramos, os alunos do 2° ano falaram sobre a vida da psiquiatra alagoana, Nise da Silveira, responsável por revolucionar o tratamento manicomial no Brasil. Já o 6° ano ficou responsável por encenar o livro infantil também escrito por Graciliano Ramos, A terra dos meninos pelados. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diagnóstico: Escola Onélia Campelo

Entrada da Escola Onélia Campelo Fotos por: Jean Albuquerque O relatório de disgnóstico irá tratar das questões referentes a estrutura da Escola Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dumont.  A  Onélia possui aproximadamente 1600 alunos matriculados nos três turnos. E oferta o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos - EJA.  Ao todo, a unidade escolar estadual possui 15 salas, dentre elas: sala de diretores, sala dos professores, sala de leitura, sala de secretaria, além de laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiro com chuveiro, despensa, refeitório, laboratório de ciências, banheiros feminino e masculino, refeitório, almoxarifado, auditório, pátio coberto e pátio descoberto.  Os  banheiros estão danificados, precisando de portas e melhorar o botão de descarga. Os alunos relatam que nunca foram ao laboratório de informática, ao menos os estudantes de um dos 8º anos. Eles a...

Diagnóstico 2: Escola Onélia Campelo

Leonardo - Coordenador Pedagógico da Escola Onélia Campelo Na última quinta-feira (11), os alunos do PIBID visitaram a Escola Onélia Campelo para dar prosseguimento as atividades desenvolvidas pelo  Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - UFAL - Campus A. C. Simões - 2018-2019. Nesse sentindo, demos seguimento ao relatório de diagnóstico. Conversamos com o coordenador pedagógico da Escola, Leonardo, que nos esclareceu alguns pontos pertinentes à Escola.  Em relação ao Projeto Político Pedagógico, tem por objetivo: p romover o entrosamento da Escola com a comunidade; a p articipação nas decisões sobre o financiamento da Escola; a p articipação no planejamento curricular a fim de garantir conteúdos que atendam o anseio da comunidade e respeitem suas raízes; o d iálogo com a Secretaria de Educação e com a comunidade; s upervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, diretor e demais funcionários; t rabalhar as metodologias p...

Apresentação do Jornal Digital pelos Coordenadores do PIBID - Português

Logo após a realização da culminância do Projeto de Leitura, foi apresentado pelos coordenadores do PIBID - Português alguns exemplos de Jornal Digital. Esse momento marcou o ponta pé inicial para o segundo momento de atividades na escola do nosso Programa.  Os coordenadores mostraram vídeos e modelos de projetos usando o Jornal Digital desenvolvido em outras escolas da rede pública de ensino.