No último dia (6) de setembo visitei junto com os alunos do PIBID Português a Escola Onelia Campelo. Na oportunidade, com o intuito de criar um vínculo com alunos, aplicamos uma dinâmica com duas turmas da escola.
Na primeira, a brincadeira ludica foi a "batata quente" que consistia na passagem de um objeto pelos alunos ao som de uma música. E quando a música parava, o estudante tinha a opção de fazer uma pergunta para os participantes do PIBID ou escolher dentre as perguntas que sugerimos para que eles conhecerem e se inteirassem em relação ao que fazemos no curso de Letras, a nossa experiência na escola à época em que cursamos o mesmo ano, entre outras questões.
Na segunda turma a brincadeira da "Batata Quente" só funcionou no primeiro momento e acabamos bolando uma outra para que pudéssemos ter uma maior interação com a turma. Nesse caso, se tratava de uma dinâmica em que eles escrevessem alguma prenda para algum colega de sala pagar. No fim, separamos algumas e explicamos que a brincadeira consistia nos alunos fazerem o que eles queriam que o colega fizesse. Passar a ideia de que não devemos desejar pro outro o que não queremos para si.
Mais uma vez ficou evidente a diferença entre o comportamento de uma turma em relaçao a outra. A possibilidade de perceber que a sala de aula é composta por várias realidades e enquanto professor precisamos saber lidar com essas questões.
A atividade ainda serviu para que pudéssemos nos aproximar dos alunos no intuito de criar um vínculo saudável. Ao mesmo modo, a possibilidade de trocar experiências e conhecer um pouco da história de vida dos alunos.
Na primeira, a brincadeira ludica foi a "batata quente" que consistia na passagem de um objeto pelos alunos ao som de uma música. E quando a música parava, o estudante tinha a opção de fazer uma pergunta para os participantes do PIBID ou escolher dentre as perguntas que sugerimos para que eles conhecerem e se inteirassem em relação ao que fazemos no curso de Letras, a nossa experiência na escola à época em que cursamos o mesmo ano, entre outras questões.
Na segunda turma a brincadeira da "Batata Quente" só funcionou no primeiro momento e acabamos bolando uma outra para que pudéssemos ter uma maior interação com a turma. Nesse caso, se tratava de uma dinâmica em que eles escrevessem alguma prenda para algum colega de sala pagar. No fim, separamos algumas e explicamos que a brincadeira consistia nos alunos fazerem o que eles queriam que o colega fizesse. Passar a ideia de que não devemos desejar pro outro o que não queremos para si.
Mais uma vez ficou evidente a diferença entre o comportamento de uma turma em relaçao a outra. A possibilidade de perceber que a sala de aula é composta por várias realidades e enquanto professor precisamos saber lidar com essas questões.
A atividade ainda serviu para que pudéssemos nos aproximar dos alunos no intuito de criar um vínculo saudável. Ao mesmo modo, a possibilidade de trocar experiências e conhecer um pouco da história de vida dos alunos.
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