Pular para o conteúdo principal

A primeira visita à escola Onélia Campelo

Na última terça-feira (4), visitei junto com os outros alunos do PIBID Português da Ufal, à escola estadual Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dumont. O grupo é composto por oito alunos sob a supervisão da professora, Maria do Socorro de Melo.

Diante do desconhecido e da ansiedade em vivenciar o ambiente escolar, cheguei a escola e esperei a professora Socorro acompanhar-nos até a sala de aula. Logo após, começaram as apresentações. Assim fizemos em duas turmas. Ao conhecer os alunos percebi que há uma diferença em relação ao perfil de cada turma. A primeira aparentemente mais comportada, com alunos na mesma faixa etária. Já a segunda, a idade dos alunos variam entre 13,14 e 15, mais agitados e ao mesmo tempo entusiasmados com a nova experiência.

Um dos alunos que também é diretor de comunicação do grêmio nos guiou numa visita aos outros ambientes da escola extra sala de aula. Primeiro, fomos a quadra de esportes. Depois conhecemos o auditório. O aluno falou um pouco sobre a escola, que ela possui projeto de leitura, banda - que toca predominantemente música gospel, projeto de música, um laboratório de robótica onde os computadores são antigos, mas funcionam, os livros chegam de dois em dois anos, e um professor de Medicina no ensino médio. Além de haver 4 alunos especiais que tem o acompanhamento de psicopedagogas.

Em relação a prática de esportes, a Onélia possui os equipamentos: traves, redes de vôlei, bolas em perfeito estado. Os esporte mais praticados: futsal, vôlei e handebol. O diretor de imprensa do grêmio ainda nos contou que pretende criar um mural de recados no intuito de acabar com as pichações.

Um dos problemas também relatado pelo aluno é o de que por conta da não prestação de contas da gestão anterior a escola não está recebendo verba do Estado. E por isso os alunos precisam contribuir com 0,30 centavos para que possam ter acesso à merenda.

Logo após, nos reunimos com o coordenador pedagógico, Leonardo. Ele explanou os problema em relação à manutenção da escola. Disse que trabalhar com o público é difícil, citou que tem problemas com professores relapsos e que isso acontece com uma pequena parcela dos docentes. Relatou existir meninos envolvidos com o tráfico, embora esse número seja pequeno.  E que existem aproximadamente 1600 matriculados nos três turnos. E dentre eles, 70% dos alunos lancham na merenda.

"A escola é uma grande família, com todos os problemas que elas têm. Há formação dos professores com mini-cursos.  O grande problema do professor é a pedagogia. Eles não sabem passar didaticamente o conhecimento que tem", concluiu o coordenador pedagógico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diagnóstico: Escola Onélia Campelo

Entrada da Escola Onélia Campelo Fotos por: Jean Albuquerque O relatório de disgnóstico irá tratar das questões referentes a estrutura da Escola Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dumont.  A  Onélia possui aproximadamente 1600 alunos matriculados nos três turnos. E oferta o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos - EJA.  Ao todo, a unidade escolar estadual possui 15 salas, dentre elas: sala de diretores, sala dos professores, sala de leitura, sala de secretaria, além de laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiro com chuveiro, despensa, refeitório, laboratório de ciências, banheiros feminino e masculino, refeitório, almoxarifado, auditório, pátio coberto e pátio descoberto.  Os  banheiros estão danificados, precisando de portas e melhorar o botão de descarga. Os alunos relatam que nunca foram ao laboratório de informática, ao menos os estudantes de um dos 8º anos. Eles a...

Diagnóstico 2: Escola Onélia Campelo

Leonardo - Coordenador Pedagógico da Escola Onélia Campelo Na última quinta-feira (11), os alunos do PIBID visitaram a Escola Onélia Campelo para dar prosseguimento as atividades desenvolvidas pelo  Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - UFAL - Campus A. C. Simões - 2018-2019. Nesse sentindo, demos seguimento ao relatório de diagnóstico. Conversamos com o coordenador pedagógico da Escola, Leonardo, que nos esclareceu alguns pontos pertinentes à Escola.  Em relação ao Projeto Político Pedagógico, tem por objetivo: p romover o entrosamento da Escola com a comunidade; a p articipação nas decisões sobre o financiamento da Escola; a p articipação no planejamento curricular a fim de garantir conteúdos que atendam o anseio da comunidade e respeitem suas raízes; o d iálogo com a Secretaria de Educação e com a comunidade; s upervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, diretor e demais funcionários; t rabalhar as metodologias p...

Apresentação do Jornal Digital pelos Coordenadores do PIBID - Português

Logo após a realização da culminância do Projeto de Leitura, foi apresentado pelos coordenadores do PIBID - Português alguns exemplos de Jornal Digital. Esse momento marcou o ponta pé inicial para o segundo momento de atividades na escola do nosso Programa.  Os coordenadores mostraram vídeos e modelos de projetos usando o Jornal Digital desenvolvido em outras escolas da rede pública de ensino.