Pular para o conteúdo principal

Diagnóstico: Escola Onélia Campelo

Entrada da Escola Onélia Campelo


Fotos por: Jean Albuquerque


O relatório de disgnóstico irá tratar das questões referentes a estrutura da Escola Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dumont. A Onélia possui aproximadamente 1600 alunos matriculados nos três turnos. E oferta o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos - EJA. 

Ao todo, a unidade escolar estadual possui 15 salas, dentre elas: sala de diretores, sala dos professores, sala de leitura, sala de secretaria, além de laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiro com chuveiro, despensa, refeitório, laboratório de ciências, banheiros feminino e masculino, refeitório, almoxarifado, auditório, pátio coberto e pátio descoberto. 



Os banheiros estão danificados, precisando de portas e melhorar o botão de descarga. Os alunos relatam que nunca foram ao laboratório de informática, ao menos os estudantes de um dos 8º anos. Eles ainda relatam problemas com as disciplinas: matemática e história. 

O espaço da biblioteca pela manhã fica a cargo da professora Rita de Cássia, (é costume na escola a secretaria de educação do Estado destinar os professores com problemas de saúde para assumir a biblioteca). No espaço, trabalham 4 funcionários e o horário pela manhã é o das 8h às 12h, tarde das 13h às 17h e noite das 19h às 21h. A biblioteca não possui computador, no fim do ano os livros são catalogados. 

Só pode ser locado um livro por vez. E se perder o livro o aluno terá que comprar outro. Não possui jornais locais à disposição dos alunos. Em relação ao acervo, a biblioteca dispõe de livros de contos, teatro, ficção, novela, dicionários, livros infantis, bíblicos, poesias, cordel, política, históricos, geográficos, crônicas, literários, enciclopédia, matemática, geografia e ciências. 

Em relação aos livros didáticos, o Governo manda uma remessa sempre no início do ano. A funcionária da biblioteca relatou que as obras não são devolvidas pelos alunos e quando o fazem, entregam danificadas. Às vezes não tem livros didáticos para todos os alunos. 


A funcionária Rita também relatou que os 3º anos têm preguiça de pegar os livros emprestado. A sala da biblioteca possui ar condicionado. Em relação aos empréstimos, as turmas que mais pegam os livros são os 6º, 7º e 8º anos. Pela tarde, os alunos pouco aparecem na biblioteca e, consequentemente, não fazem empréstimo.  

Em relação as salas, boa parte dos ventiladores e os quadros estão danificados. As portas fecham com dificuldade. Os alunos costumam riscar as paredes. A única atividade extra sala relatada pelos estudantes de um dos 8º anos foi a ida dos alunos do Projeto de robótica à SBPC desse ano. 

Desse modo, não há atividades extra escola. Há representantes de turmas. Os locais de lazer: quadra para a prática de educação física, mas ela tem pingueira quando chove. Falta cesta de basquete para a prática do esporte. Além de faltar segurança, há relatos de assaltos no entorno. Já houve o roubo dos computadores da escola. 

O contato com a gestão se dá por meio do grêmio. Os alunos relatam que têm dificuldades de diálogo com a coordenação. Há palestras sobre atividade sexual. Os 3º anos têm o projeto de organizar a fila da merenda com fichas. 

A maioria dos alunos moram próximo à escola. Já teve casos de uso de drogas no banheiro. Vez ou outra o batalhão escolar é chamado. A escola também é local de votação. Aos sábados, os fiéis de uma igreja vizinha usam o espaço para orações. No lugar onde são feitas as refeições: 3 mesas e muitas cadeiras. Os alunos também fazem as refeições no pátio. Nas janelas não há "grades" o que os alunos acabam associando a falta de segurança. 

Até o momento, nenhum político se aproximou da Onélia Campelo. A associação dos moradores tem contato com a escola. Em relação ao auditório: só um ar condicionado pega, as portas estão danificadas. Alguns professores usam microfone portátil para dar aula. O auditório é usado para palestras e assistir filmes

Em relação à prática de esportes, os mais praticados pelos alunos: o futsal, o vôlei e o handebol. Os equipamentos em perfeito estado: traves, redes de vôlei, bolas de futsal. 







Situação dos banheiros: Escola Onélia Campelo



Lugar para guardar carteiras quebradas - Escola Onélia Campelo. 




Mapoteca - Biblioteca Onélia Campelo 

Biblioteca Onélia Campelo 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diagnóstico 2: Escola Onélia Campelo

Leonardo - Coordenador Pedagógico da Escola Onélia Campelo Na última quinta-feira (11), os alunos do PIBID visitaram a Escola Onélia Campelo para dar prosseguimento as atividades desenvolvidas pelo  Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - UFAL - Campus A. C. Simões - 2018-2019. Nesse sentindo, demos seguimento ao relatório de diagnóstico. Conversamos com o coordenador pedagógico da Escola, Leonardo, que nos esclareceu alguns pontos pertinentes à Escola.  Em relação ao Projeto Político Pedagógico, tem por objetivo: p romover o entrosamento da Escola com a comunidade; a p articipação nas decisões sobre o financiamento da Escola; a p articipação no planejamento curricular a fim de garantir conteúdos que atendam o anseio da comunidade e respeitem suas raízes; o d iálogo com a Secretaria de Educação e com a comunidade; s upervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, diretor e demais funcionários; t rabalhar as metodologias p...

Apresentação do Jornal Digital pelos Coordenadores do PIBID - Português

Logo após a realização da culminância do Projeto de Leitura, foi apresentado pelos coordenadores do PIBID - Português alguns exemplos de Jornal Digital. Esse momento marcou o ponta pé inicial para o segundo momento de atividades na escola do nosso Programa.  Os coordenadores mostraram vídeos e modelos de projetos usando o Jornal Digital desenvolvido em outras escolas da rede pública de ensino.