Pular para o conteúdo principal

Reunião PIBID - 12/09


Essa reunião foi um pouco diferente. Começamos a ter contato com a teoria no sentido de embasar nossas práticas como docentes em formação. 

A professora/coordenadora, Andréa explanou acerca de teorias que trabalham com o letramento. O encontro ainda teve o intuito de "(Re) conhecer as concepções teóricas de letramento que sustentem as nossas práticas de trabalho com leitura e escrita (com a língua portuguesa)". Bem como buscar a aproximação  de uma "nova" concepção de letramento para o trabalho com as atividades de leitura e escrita, tendo a comunidade como currículo. 

A professora ainda trouxe as várias abordagens acerca do Letramento. Como por exemplo, o Letramento Colonial, o Letramento Dominante que se dá entre as relações de poder interna no Brasil no século XIX, o Letramento Autônomo e o Letramento Ideológico, que por sua vez, é centrado nas práticas sociais específicas em relação a leitura e escrita. 

Ao final do encontro, ficou acertado que iremos ter mais reuniões de formação para que possa ficar alinhada a relação entre a prática e a teoria. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diagnóstico: Escola Onélia Campelo

Entrada da Escola Onélia Campelo Fotos por: Jean Albuquerque O relatório de disgnóstico irá tratar das questões referentes a estrutura da Escola Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dumont.  A  Onélia possui aproximadamente 1600 alunos matriculados nos três turnos. E oferta o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos - EJA.  Ao todo, a unidade escolar estadual possui 15 salas, dentre elas: sala de diretores, sala dos professores, sala de leitura, sala de secretaria, além de laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiro com chuveiro, despensa, refeitório, laboratório de ciências, banheiros feminino e masculino, refeitório, almoxarifado, auditório, pátio coberto e pátio descoberto.  Os  banheiros estão danificados, precisando de portas e melhorar o botão de descarga. Os alunos relatam que nunca foram ao laboratório de informática, ao menos os estudantes de um dos 8º anos. Eles a...

Diagnóstico 2: Escola Onélia Campelo

Leonardo - Coordenador Pedagógico da Escola Onélia Campelo Na última quinta-feira (11), os alunos do PIBID visitaram a Escola Onélia Campelo para dar prosseguimento as atividades desenvolvidas pelo  Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - UFAL - Campus A. C. Simões - 2018-2019. Nesse sentindo, demos seguimento ao relatório de diagnóstico. Conversamos com o coordenador pedagógico da Escola, Leonardo, que nos esclareceu alguns pontos pertinentes à Escola.  Em relação ao Projeto Político Pedagógico, tem por objetivo: p romover o entrosamento da Escola com a comunidade; a p articipação nas decisões sobre o financiamento da Escola; a p articipação no planejamento curricular a fim de garantir conteúdos que atendam o anseio da comunidade e respeitem suas raízes; o d iálogo com a Secretaria de Educação e com a comunidade; s upervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, diretor e demais funcionários; t rabalhar as metodologias p...

Apresentação do Jornal Digital pelos Coordenadores do PIBID - Português

Logo após a realização da culminância do Projeto de Leitura, foi apresentado pelos coordenadores do PIBID - Português alguns exemplos de Jornal Digital. Esse momento marcou o ponta pé inicial para o segundo momento de atividades na escola do nosso Programa.  Os coordenadores mostraram vídeos e modelos de projetos usando o Jornal Digital desenvolvido em outras escolas da rede pública de ensino.