Essa reunião foi um pouco diferente. Começamos a ter contato com a teoria no sentido de embasar nossas práticas como docentes em formação.
A professora/coordenadora, Andréa explanou acerca de teorias que trabalham com o letramento. O encontro ainda teve o intuito de "(Re) conhecer as concepções teóricas de letramento que sustentem as nossas práticas de trabalho com leitura e escrita (com a língua portuguesa)". Bem como buscar a aproximação de uma "nova" concepção de letramento para o trabalho com as atividades de leitura e escrita, tendo a comunidade como currículo.
A professora ainda trouxe as várias abordagens acerca do Letramento. Como por exemplo, o Letramento Colonial, o Letramento Dominante que se dá entre as relações de poder interna no Brasil no século XIX, o Letramento Autônomo e o Letramento Ideológico, que por sua vez, é centrado nas práticas sociais específicas em relação a leitura e escrita.
Ao final do encontro, ficou acertado que iremos ter mais reuniões de formação para que possa ficar alinhada a relação entre a prática e a teoria.
Comentários
Postar um comentário