Na última reunião do PIBID - Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - UFAL, que aconteceu na quarta (26), foram discutidas as seguintes pautas: a) assiduidade e pontualidade dos participantes em relação as atividades: bolsistas, supervisores e colaboradores; b) combinar o envio digital das listas de presença e atividades do mês de setembro; c) entrega por parte dos coordenadores os termos do comitê de ética; além do relatório dos blogs: discussão sobre as produções; diagnóstico da escola que será necessário ser entregue até o dia 15 de outubro; comprovante de participação em atividades da 11º Semana de Letras - Fale - Ufal.
Dando prosseguimento a reunião houve uma conversa sobre responsabilidades, pontualidade nas reuniões, o compromisso de fazer três posts por semana no blog do Projeto e o envio do termo de compromisso - PIBID Português assinado e digitalizado até amanhã (31), e que os alunos do Projeto não podem substituir o professor/supervisor.
Logo após, o professor coordenador Luiz Fernando explanou sobre a pesquisa etnográfica e as três teorias referentes ao letramento. São elas: 1) uma abordagem ideológica de letramento (sentidos e efeitos sócio-históricos); 2) uma pedagogia que considera a comunidade como currículo e 3) investigação nos moldes etnográficos, cujas as ferramentas nos permitem uma aproximação de atenta escuta da comunidade escolar.
Em relação ao letramento com visões de língua, teremos os critérios políticos e culturais. Para o teórico, Mey, (1997) “Quando nós optamos por uma abordagem, nós nos apropriamos de uma voz, de um discurso, que não é só individual, é de um grupo“. Já Dave Cormier, é um dos autores referência ao tratar a comunidade como currículo. Ele pensa a educação como um modelo rizomático onde o currículo é construído e negociado em tempo real.
No tocante a pesquisa etnográfica, o professor Fernando trouxe as ideias dos teóricos Lakatos e Marcones. Os autores afirmam que a etnografia faz uso da descrição e a riqueza de detalhes das pessoas, situações e acontecimentos. O pesquisador etnográfico ainda trabalha com a transcrição, entrevistas e depoimentos. É trabalhar o relato na perspectiva dos participantes. Ser sensível a si mesmo e aos outros, a descrição próxima do luga do outro. No fim da reunião, o professor Luiz Fernando informou que a data final para a entrega do diagnóstico é até o dia 15 de outubro e que quando for ser postado é necessário usar marcadores para destacar a postagem.
Dando prosseguimento a reunião houve uma conversa sobre responsabilidades, pontualidade nas reuniões, o compromisso de fazer três posts por semana no blog do Projeto e o envio do termo de compromisso - PIBID Português assinado e digitalizado até amanhã (31), e que os alunos do Projeto não podem substituir o professor/supervisor.
Logo após, o professor coordenador Luiz Fernando explanou sobre a pesquisa etnográfica e as três teorias referentes ao letramento. São elas: 1) uma abordagem ideológica de letramento (sentidos e efeitos sócio-históricos); 2) uma pedagogia que considera a comunidade como currículo e 3) investigação nos moldes etnográficos, cujas as ferramentas nos permitem uma aproximação de atenta escuta da comunidade escolar.
Em relação ao letramento com visões de língua, teremos os critérios políticos e culturais. Para o teórico, Mey, (1997) “Quando nós optamos por uma abordagem, nós nos apropriamos de uma voz, de um discurso, que não é só individual, é de um grupo“. Já Dave Cormier, é um dos autores referência ao tratar a comunidade como currículo. Ele pensa a educação como um modelo rizomático onde o currículo é construído e negociado em tempo real.
No tocante a pesquisa etnográfica, o professor Fernando trouxe as ideias dos teóricos Lakatos e Marcones. Os autores afirmam que a etnografia faz uso da descrição e a riqueza de detalhes das pessoas, situações e acontecimentos. O pesquisador etnográfico ainda trabalha com a transcrição, entrevistas e depoimentos. É trabalhar o relato na perspectiva dos participantes. Ser sensível a si mesmo e aos outros, a descrição próxima do luga do outro. No fim da reunião, o professor Luiz Fernando informou que a data final para a entrega do diagnóstico é até o dia 15 de outubro e que quando for ser postado é necessário usar marcadores para destacar a postagem.
Comentários
Postar um comentário