Pular para o conteúdo principal

Diagnóstico 2: Escola Onélia Campelo

Leonardo - Coordenador Pedagógico da Escola Onélia Campelo


Na última quinta-feira (11), os alunos do PIBID visitaram a Escola Onélia Campelo para dar prosseguimento as atividades desenvolvidas pelo Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - UFAL - Campus A. C. Simões - 2018-2019. Nesse sentindo, demos seguimento ao relatório de diagnóstico. Conversamos com o coordenador pedagógico da Escola, Leonardo, que nos esclareceu alguns pontos pertinentes à Escola. 

Em relação ao Projeto Político Pedagógico, tem por objetivo: promover o entrosamento da Escola com a comunidade; a participação nas decisões sobre o financiamento da Escola; a participação no planejamento curricular a fim de garantir conteúdos que atendam o anseio da comunidade e respeitem suas raízes; o diálogo com a Secretaria de Educação e com a comunidade; supervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, diretor e demais funcionários; trabalhar as metodologias para que elas funcionem; incentivar a participação nas comemorações e demais acontecimentos cívicos culturais, além de conhecer/observar as normas do regimento escolar, propor alternativas e encaminhá-las à respectiva unidade regional de ensino. 

Ainda em relação ao PPP, o coordenador diz que o documento só tem o diagnóstico e é necessário ter resultados decorrentes da forma de avaliar dos professores. E ainda falta metodologias, teorias e uma cara política/pedagógica. Ele diz que no sentido teórico do PPP pretende trabalhar com a materialismo histórico dialético, de Karl Marx; a teoria do objeto proximal, de Vygotsky, e tratar do aspecto sócio cultural dos conteúdos, abordado por Libâneo. Já o Plantão pedagógico acontece Inter Bimestre. 

Leonardo afirma buscar as teorias no sentido de humanizar os conteúdos. E tenta trabalhar na Escola com a formação continuada, propondo debates e discussão dos resultados. Por sua vez, ele afirma ter problemas com professores novos, principalmente relacionados à metodologia e didática. 

Em relação a convivência entre a coordenação, secretaria, funcionários e corpo docente. Segundo o coordenador da escola, ela é ótima e os problemas são pontuais. Quando há problemas os professores são chamados a atenção. As questões pertinentes à escola são resolvidas por meio do diálogo. E já aconteceu várias vezes dos professores serem devolvidos à Secretaria de Educação. 

Em relação a evasão escolar ela existe e acontece nos seguintes casos: alunos de classes populares que precisam trabalhar, meninos que casam cedo e por isso abandonam os estudos, meninos que são pais com 15 anos. Ainda segundo Leonardo, as questões sociais irá interferir no rendimento escolar. "A maioria dos pais dos alunos são domésticas, pedreiros e ganham um pouco mais que um salário", explana. 

Já em relação as atividades extra curricular, existe na Escola o Projeto de Leitura, a Feira do Conhecimento e os Jogos Internos/Gincana. E ainda algumas iniciativas para aproximar a comunidade da escola, como por exemplo, o dia da Família na Escola que é o momento onde os pais comparecem para o esclarecimento de algumas dúvidas e conhecer a escola. 

Em relação a convivência com os alunos: o coordenador diz ouvir os alunos. Afirma ser mais fácil os professores ter uma postura incoerente com o aluno do que o aluno com o professor. Quando há bullying ou qualquer discriminação os pais são chamados. Os professores trabalham essas questões em sala de aula. "A escola é da comunidade e que ela se sinta representada por ela", defende o coordenador pedagógico Leonardo. 

Em relação a Sala de informática: sete computadores com problemas, possui jogos educativos e também funciona o laboratório de robótica no mesmo lugar. O projeto de robótica é coordenado pelo professor de Matemática da Escola. 





Foto tirada no andar de cima da Escola Onélia Campelo


Foto tirada no andar de cima da Escola Onélia Campelo


Laboratório de Ciências - Escola Onélia Campelo


Materiais - Laboratório de Ciências Escola Onélia Campelo



Materiais - Laboratório de Ciências Onélia Campelo


Materiais - Laboratório de Ciências Onélia Campelo

Laboratório de Informática - Escola Onélia Campelo


Laboratório de Informática - Escola Onélia Campelo


Entorno da Escola Onélia Campelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diagnóstico: Escola Onélia Campelo

Entrada da Escola Onélia Campelo Fotos por: Jean Albuquerque O relatório de disgnóstico irá tratar das questões referentes a estrutura da Escola Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dumont.  A  Onélia possui aproximadamente 1600 alunos matriculados nos três turnos. E oferta o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos - EJA.  Ao todo, a unidade escolar estadual possui 15 salas, dentre elas: sala de diretores, sala dos professores, sala de leitura, sala de secretaria, além de laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiro com chuveiro, despensa, refeitório, laboratório de ciências, banheiros feminino e masculino, refeitório, almoxarifado, auditório, pátio coberto e pátio descoberto.  Os  banheiros estão danificados, precisando de portas e melhorar o botão de descarga. Os alunos relatam que nunca foram ao laboratório de informática, ao menos os estudantes de um dos 8º anos. Eles a...

Apresentação do Jornal Digital pelos Coordenadores do PIBID - Português

Logo após a realização da culminância do Projeto de Leitura, foi apresentado pelos coordenadores do PIBID - Português alguns exemplos de Jornal Digital. Esse momento marcou o ponta pé inicial para o segundo momento de atividades na escola do nosso Programa.  Os coordenadores mostraram vídeos e modelos de projetos usando o Jornal Digital desenvolvido em outras escolas da rede pública de ensino.