No último dia (29), de agosto, aconteceu a segunda reunião do Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa, sob a coordenação dos professores Andréa Pereira e Luiz Fernando. Na oportunidade, os professores supervisores Ricardo Pereira do Nascimento, Maria do Socorro de Melo e Edilene Alves dos Santos, docentes da escola Onélia Campos se apresentaram para os alunos.
A professora Edilene ressaltou a importância do professor. "Ser professor é um dom. Interfere na vida do outro. A possibilidade de fazer a diferença na vida dos alunos. Olhar para os outros", defendeu. Já o professor, Ricardo relatou que os alunos da sua turma têm problemas com reprovação e que eles precisam ser motivados.
Logo após a apresentação dos professores, a coordenadora do Projeto, Andréa Pereira, explanou alguns exemplos em relação à trabalhos que fazem uso da comunidade como currículo e da pesquisa etnográfica. A professora também apresentou três pesquisas que tem como foco central a comunidade como currículo. Além de ressaltar que nesse tipo de pesquisa é necessário ouvir a comunidade, olhar para a turma, observar, conviver e, partir disso, perceber a realidade mediante o olhar dos alunos.
Dentre as pesquisas, uma desenvolvida numa escola municipal de Maceió com o título: O blog na escola: (re) significando a escrita pelo hipertexto, da também professora, Hélia Pinheiro da Silva. No trabalho de mestrado profissional da ProfLetras da Ufal, a docente trabalhou a perspectiva social do letramento, fazendo uso da ferramenta do blog no intuito de trabalhar as potencialidades dos alunos.
No final da reunião, foi acordado que a primeira visita à Escola Onélia Campelo seria realizada no dia 4 de setembro.
A professora Edilene ressaltou a importância do professor. "Ser professor é um dom. Interfere na vida do outro. A possibilidade de fazer a diferença na vida dos alunos. Olhar para os outros", defendeu. Já o professor, Ricardo relatou que os alunos da sua turma têm problemas com reprovação e que eles precisam ser motivados.
Logo após a apresentação dos professores, a coordenadora do Projeto, Andréa Pereira, explanou alguns exemplos em relação à trabalhos que fazem uso da comunidade como currículo e da pesquisa etnográfica. A professora também apresentou três pesquisas que tem como foco central a comunidade como currículo. Além de ressaltar que nesse tipo de pesquisa é necessário ouvir a comunidade, olhar para a turma, observar, conviver e, partir disso, perceber a realidade mediante o olhar dos alunos.
Dentre as pesquisas, uma desenvolvida numa escola municipal de Maceió com o título: O blog na escola: (re) significando a escrita pelo hipertexto, da também professora, Hélia Pinheiro da Silva. No trabalho de mestrado profissional da ProfLetras da Ufal, a docente trabalhou a perspectiva social do letramento, fazendo uso da ferramenta do blog no intuito de trabalhar as potencialidades dos alunos.
No final da reunião, foi acordado que a primeira visita à Escola Onélia Campelo seria realizada no dia 4 de setembro.
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