Pular para o conteúdo principal

Segunda reunião do Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa

No último dia (29), de agosto, aconteceu a segunda reunião do  Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa, sob a coordenação dos professores Andréa Pereira e Luiz Fernando. Na oportunidade, os professores supervisores Ricardo Pereira do Nascimento, Maria do Socorro de Melo e Edilene Alves dos Santos, docentes da escola Onélia Campos se apresentaram para os alunos.

A professora Edilene ressaltou a importância do professor. "Ser professor é um dom. Interfere na vida do outro. A possibilidade de fazer a diferença na vida dos alunos. Olhar para os outros", defendeu. Já o professor, Ricardo relatou que os alunos da sua turma têm problemas com reprovação e que eles precisam ser motivados.

Logo após a apresentação dos professores, a coordenadora do Projeto, Andréa Pereira, explanou alguns exemplos em relação à trabalhos que fazem uso da comunidade como currículo e da pesquisa etnográfica. A professora também apresentou três pesquisas que tem como foco central a comunidade como currículo. Além de ressaltar que nesse tipo de pesquisa é necessário ouvir a comunidade, olhar para a turma, observar, conviver e, partir disso, perceber a realidade mediante o olhar dos alunos.

Dentre as pesquisas, uma desenvolvida numa escola municipal de Maceió com o título: O blog na escola: (re) significando a escrita pelo hipertexto, da também professora, Hélia Pinheiro da Silva. No trabalho de mestrado profissional da ProfLetras da Ufal, a docente trabalhou a perspectiva social do letramento, fazendo uso da ferramenta do blog no intuito de trabalhar as potencialidades dos alunos.

No final da reunião, foi acordado que a primeira visita à Escola Onélia Campelo seria realizada no dia 4 de setembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diagnóstico: Escola Onélia Campelo

Entrada da Escola Onélia Campelo Fotos por: Jean Albuquerque O relatório de disgnóstico irá tratar das questões referentes a estrutura da Escola Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dumont.  A  Onélia possui aproximadamente 1600 alunos matriculados nos três turnos. E oferta o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos - EJA.  Ao todo, a unidade escolar estadual possui 15 salas, dentre elas: sala de diretores, sala dos professores, sala de leitura, sala de secretaria, além de laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiro com chuveiro, despensa, refeitório, laboratório de ciências, banheiros feminino e masculino, refeitório, almoxarifado, auditório, pátio coberto e pátio descoberto.  Os  banheiros estão danificados, precisando de portas e melhorar o botão de descarga. Os alunos relatam que nunca foram ao laboratório de informática, ao menos os estudantes de um dos 8º anos. Eles a...

Diagnóstico 2: Escola Onélia Campelo

Leonardo - Coordenador Pedagógico da Escola Onélia Campelo Na última quinta-feira (11), os alunos do PIBID visitaram a Escola Onélia Campelo para dar prosseguimento as atividades desenvolvidas pelo  Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - UFAL - Campus A. C. Simões - 2018-2019. Nesse sentindo, demos seguimento ao relatório de diagnóstico. Conversamos com o coordenador pedagógico da Escola, Leonardo, que nos esclareceu alguns pontos pertinentes à Escola.  Em relação ao Projeto Político Pedagógico, tem por objetivo: p romover o entrosamento da Escola com a comunidade; a p articipação nas decisões sobre o financiamento da Escola; a p articipação no planejamento curricular a fim de garantir conteúdos que atendam o anseio da comunidade e respeitem suas raízes; o d iálogo com a Secretaria de Educação e com a comunidade; s upervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, diretor e demais funcionários; t rabalhar as metodologias p...

Apresentação do Jornal Digital pelos Coordenadores do PIBID - Português

Logo após a realização da culminância do Projeto de Leitura, foi apresentado pelos coordenadores do PIBID - Português alguns exemplos de Jornal Digital. Esse momento marcou o ponta pé inicial para o segundo momento de atividades na escola do nosso Programa.  Os coordenadores mostraram vídeos e modelos de projetos usando o Jornal Digital desenvolvido em outras escolas da rede pública de ensino.