Na última quarta-feira (13), aconteceu mais uma reunião do Subprojeto PIBID em Língua Portuguesa. Na ocasião, foi apresentado pelo coordenador, Luiz Fernando, a Proposta para o Plano de Ensino PIBID - 2019, que consiste em trabalhar com narrativas transmídia.
A narrativa transmídia faz uso de diferentes mídias no intuito de contar histórias ou transmitir mensagens. Nesse sentido, cada mídia contribui de diferentes maneiras para o enredo. Há também a possibilidade de trabalhar com múltiplas linguagens em múltiplas plataformas. A teoria da transmídia é sutentada por Jenkins.
E ela possui algumas características que são utilizáveis no ensino, como por exemplo, o texto principal pode ramificar-se em outros gêneros; a exploração do mundo ficcional para o mundo não ficcional; preencher possíveis lacunas no texto original; estende o texto original para outras perspectivas; possibilita diferentes pontos de entrada no tema, e outros.
Em relação ao Projeto para a escola Onélia Campelo será utilizado os conteúdos dos planos de ensino elaborados pelos professores; as narrativas transmídias serão desenvolvidas em forma de projetos interrelacionados; os temas dos planos de ensino serão tratados em forma de currículo em espiral e não linear e as avaliações serão processuais, por produto/produção. Anda sobre a temática, os projetos serão elaborados em conjunto, dele participarão os 3 professores supervisores, apresentando os temas dos planos de ensino e objetivos. Os alunos bolsistas se organizaram em pequenos grupos por afinidade, levando em consideração os resultados do Diagnóstico Etnográfico, o projeto pode ser reavaliado e remodelado sempre que necessário.
Para finalizar a reunião, a professora coordenadora, Andéa Pereira, pediu para que na próxima visita à escola falássemos sobre a nossa entrada no mundo literário.
Comentários
Postar um comentário