Pular para o conteúdo principal

Agosto: apresentando o gênero jornal para os alunos





No mês de agosto, logo após a visita dos coordenadores do PIBID a escola Onélia Campelo. Foi a vez do meu grupo apresentar o gênero jornal para os alunos. Matheus e Sarah ficaram responsáveis para tratar do gênero a partir de um viés da linguística. Como eu tenho formação em jornalismo, fiquei responsável por explicar cada aspecto do jornal. Desde as editorais, como se dá a escolha das fotos, bem como como é que funciona uma redação jornalística. Num momento distante, já trabalhei numa assessoria de imprensa. Não é bem lá o mesmo ritmo frenético de uma redação, mas eu tinha que dar conta de três matérias ou mais durante o dia. E o trabalho resumia a ir para rua, entrevistar pessoas, escolher título e foto para ir ao ar no site da instituição.

Pois bem, o momento da apresentação foi importante, tanto para que eu pudesse voltar a minha formação, quanto para os alunos porque foi a partir desse momento que eles começaram juntos com nós bolsistas a pensar as pautas, as fotos e como daria seguimento ao trabalho.

No começo foi difícil conter os ânimos, já que é uma turma muito grande e nem sempre os alunos ficam quietos. Com o tempo, consegui controlar a euforia e tratar do que me foi designado para fazer. Comecei apresentando as editorias, conceituando-as e explicando como funciona cada uma delas. Depois, falei da técnica jornalística de construção da notícia. O jornalismo brasileiro segue o modelo dos Estados Unidos de produção e adota a técnica da pirâmide invertida, ou seja: o texto vai do mais importante que no caso é o lide, ao menos importante da hierarquização no tocante a importância da informação.

A experiência foi maravilhosa. A partir disso, dividimos os alunos em grupos. E o jornal da turma inicialmente ficou com as editorias: esporte, games, entretenimento, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diagnóstico: Escola Onélia Campelo

Entrada da Escola Onélia Campelo Fotos por: Jean Albuquerque O relatório de disgnóstico irá tratar das questões referentes a estrutura da Escola Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dumont.  A  Onélia possui aproximadamente 1600 alunos matriculados nos três turnos. E oferta o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos - EJA.  Ao todo, a unidade escolar estadual possui 15 salas, dentre elas: sala de diretores, sala dos professores, sala de leitura, sala de secretaria, além de laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiro com chuveiro, despensa, refeitório, laboratório de ciências, banheiros feminino e masculino, refeitório, almoxarifado, auditório, pátio coberto e pátio descoberto.  Os  banheiros estão danificados, precisando de portas e melhorar o botão de descarga. Os alunos relatam que nunca foram ao laboratório de informática, ao menos os estudantes de um dos 8º anos. Eles a...

Diagnóstico 2: Escola Onélia Campelo

Leonardo - Coordenador Pedagógico da Escola Onélia Campelo Na última quinta-feira (11), os alunos do PIBID visitaram a Escola Onélia Campelo para dar prosseguimento as atividades desenvolvidas pelo  Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - UFAL - Campus A. C. Simões - 2018-2019. Nesse sentindo, demos seguimento ao relatório de diagnóstico. Conversamos com o coordenador pedagógico da Escola, Leonardo, que nos esclareceu alguns pontos pertinentes à Escola.  Em relação ao Projeto Político Pedagógico, tem por objetivo: p romover o entrosamento da Escola com a comunidade; a p articipação nas decisões sobre o financiamento da Escola; a p articipação no planejamento curricular a fim de garantir conteúdos que atendam o anseio da comunidade e respeitem suas raízes; o d iálogo com a Secretaria de Educação e com a comunidade; s upervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, diretor e demais funcionários; t rabalhar as metodologias p...

Apresentação do Jornal Digital pelos Coordenadores do PIBID - Português

Logo após a realização da culminância do Projeto de Leitura, foi apresentado pelos coordenadores do PIBID - Português alguns exemplos de Jornal Digital. Esse momento marcou o ponta pé inicial para o segundo momento de atividades na escola do nosso Programa.  Os coordenadores mostraram vídeos e modelos de projetos usando o Jornal Digital desenvolvido em outras escolas da rede pública de ensino.