Na última quarta-feira (23/01) aconteceu a reunião de retorno das atividades do Subprojeto PIBID - Língua Portuguesa, Ufal. Na oportunidade, foram discutidas as ações a serem desenvolvidas na segunda etapa do projeto. Dentre elas, a execução de um Grande Projeto que funcione em duas etapas e com somatório de pontos. Esse Projeto agracia as várias áreas e vertentes artísticas, como por exemplo: o teatro, a música, a literatura e afins.
Na reunião também foram discutidos os Currículos Oficiais (CO) e os Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa. A discussão surgiu a partir dos trabalhos realizados nas férias do PIBID e serviu para que os alunos pudessem entrar em contato com os documentos e estabelecer perspectivas iniciais de discussão dos documentos para o trabalho do PIBID/Ufal - Língua Portuguesa.
Em relação aos CO, existe uma questão aberta, grupos favoráveis e contrários a ideia. O primeiro, em função da diversidade, a ideia de que as propostas curriculares podem aproximar os alunos da realidade, ajudar na discussão de consensos sobre o que seria essencial e, assim, apontar para um referencial de equilíbrio social. Já o segundo, são contrários em função da diversidade (cultural, social, econômica), bem como os avanços das dificuldades de cada região em implementar políticas educacionais que possam padronizar o ensino.
Ainda foi tratado sobre a Base Nacional Comum Curricular, no tocante aos conceitos, características, a sua condição primária e o diálogo entre a BNCC e as Políticas Educacionais. Nesse sentido, o documento também tem o intuito de pautar inúmeros projetos/propostas de cursos de formação de professores, as propostas de elaboração de material didático e as propostas de avaliação institucional. E também a necessidade de que os indicadores de Base se tornem indicadores de ensino e aprendizagem nas escolas. A professora Andréa também trouxe uma fala sobre o BNCC. Ela disse que o documento não anula os currículos locais e, sim, os PCNs e BNCC tratam de questões mais gerais sobre a edução.
Para finalizar, os alunos bolsistas do PIBID que viajaram ao VII ENALIC, que aconteceu na UECE, no mês de dezembro de 2018, falaram sobre as vivências dentro do congresso.
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