Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2018

Mais uma visita à Escola Onélia Campelo

Na última quinta-feira (25), os alunos do PIBID - Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - Ufal - Campus A. C. Simões, coordenado pelos professores Andréa Pereira e Luiz Fernando, realizaram mais uma visita à Escola Onélia Campelo para o acompanhamento das atividades desenvolvidas em sala de aula pela professora supervisora Socorro. Na ocasião, foi passado um exercício do livro didático para ser entregue no mesmo dia no intuito de dar pontuação extra para uma das turmas dos 8º anos da escola. A atividade era a de interpretação de texto. A professora auxiliou os alunos nesta tarefa.

Mais uma visita à Escola Onélia Campelo

No último dia 18/10 a professora supervisora Socorro passou o filme O Auto da Compadecida para os alunos dos 8º anos. O registro audiovisual será utilizado para um trabalho que ela solicitará daqui há algumas semanas. Com a exibição do filme os alunos pareciam mais animados do que de costume, mesmo em alguns momentos da exibição do filme usarem o celular. A professora reclamou e eles voltaram a atenção para a película. Os alunos riram com as falas das personagens João Grilo e Chicó, principalmente em alguns diálogos entre a dupla. Antes que a exibição acabasse os alunos do 8º ano B tiveram que sair porque teriam aula de uma outra disciplina. Não foi possível assistir o filme inteiro já que o sinal tocou antes dele acabar. A professora falou que num outro momento continuaremos com a exibição.

Diagnóstico 2: Escola Onélia Campelo

Leonardo - Coordenador Pedagógico da Escola Onélia Campelo Na última quinta-feira (11), os alunos do PIBID visitaram a Escola Onélia Campelo para dar prosseguimento as atividades desenvolvidas pelo  Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - UFAL - Campus A. C. Simões - 2018-2019. Nesse sentindo, demos seguimento ao relatório de diagnóstico. Conversamos com o coordenador pedagógico da Escola, Leonardo, que nos esclareceu alguns pontos pertinentes à Escola.  Em relação ao Projeto Político Pedagógico, tem por objetivo: p romover o entrosamento da Escola com a comunidade; a p articipação nas decisões sobre o financiamento da Escola; a p articipação no planejamento curricular a fim de garantir conteúdos que atendam o anseio da comunidade e respeitem suas raízes; o d iálogo com a Secretaria de Educação e com a comunidade; s upervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, diretor e demais funcionários; t rabalhar as metodologias p...

Reunião PIBID - 10/10

Na última quarta-feira (10), aconteceu mais uma reunião do PIBID - Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa - UFAL - Campus A. C. Simões - 2018-2019, coordenado pelos professores Andréa Perreira e Luiz Fernando. Na ocasião, foram passados alguns informes, como por exemplo: os participantes do PIBID não podem dar aula e nem ficar com a turma sem a presença do professor na escola, no máximo auxiliar na regência e se o supervisor faltar por algum motivo não é necessário repor esse dia. Logo após, os coordenadores relataram alguns pontos da reunião que tiveram com os supervisores no dia anterior. Para dar seguimento a reunião, os coordenadores conversaram sobre o diagnóstico, falaram que é necessário trazer uma visão fora da escola e esse registro também pode ser feito por imagens, áudios ou vídeos. Mais pra frente houve uma conversa sobre os registros nos blogs, a Andréa e o Luiz Fernando pediram para os participantes falarem sobre a experiência de 1 mês de projeto. Para finaliza...

Visita à Escola Onélia Campelo - 09/10

Na última terça-feira (9), o grupo do PIBID supervisionado pela professora Socorro visitaram à Escola Onélia Campelo para dar seguimento ao acompanhamento das atividades. A professora de uma das turmas dos 8º anos, deu uma aula sobre Aposto e, logo após, aplicou um exercício. Socorro passou de banca em banca observando e fazendo as correções necessárias. Além de conversar com os alunos no intuito de perceber alguma dificuldade para tirar dúvidas acerca do assunto. A docente também falou que ao passo que os alunos fazem as atividades, ela vai anotando os nomes para posteriormente dar pontos extras. Logo após as correções, ela fez a chamada e no fim da aula comunicou aos alunos que haverá na escola o evento anual dos Jogos Internos. Esse ano, a coordenação organizou uma gincana para os alunos que não gostam de futebol.

Mais uma visita à Escola: Participação do Conselho Escolar

Na visita de hoje (4), observamos como funciona o Conselho Escolar, na Escola Onélia Campelo.  Ficou acordado que o grupo supervisionado pelas professoras Edilene e Socorro entrariam de dois em dois para não tumultuar.  Os professores junto à coordenação discutiram questões relacionadas às notas dos alunos. Aqueles que não conseguiram ser aprovados, a medida seria chamar os pais para uma conversa com a coordenação.  Um assunto recorrente entre alguns alunos da turma discutida no Conselho é a ausência nas aulas e o baixo rendimento escolar. 

Visita à Escola Onélia Campelo

Ontem (2), visitei mais uma vez à Escola Onélia Campelo para acompanhar as atividades do PIBID - Subprojeto: Letramento em Língua Portuguesa. Na aula deste dia, a professora/supervisora Socorro deu continuidade ao assunto adjunto adnominal.  Durante a aula, alguns alunos demostraram ter dificuldade para compreender o conteúdo, havia muito barulho, eles estavam bem agitados, ao ponto de ficar difícil para a professora controlar os ânimos e conseguir dar aula.  No segundo momento, na volta do intervalo, para ser mais preciso. A pedido do coordenador Leonardo, os alunos fizeram algumas perguntas acerca das dificuldades dos alunos em relação as disciplinas.  Logo após, a professora passou um exercício referente ao assunto trabalhado. 

Diagnóstico: Escola Onélia Campelo

Entrada da Escola Onélia Campelo Fotos por: Jean Albuquerque O relatório de disgnóstico irá tratar das questões referentes a estrutura da Escola Onélia Campelo, situada no bairro Santos Dumont.  A  Onélia possui aproximadamente 1600 alunos matriculados nos três turnos. E oferta o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos - EJA.  Ao todo, a unidade escolar estadual possui 15 salas, dentre elas: sala de diretores, sala dos professores, sala de leitura, sala de secretaria, além de laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, banheiro com chuveiro, despensa, refeitório, laboratório de ciências, banheiros feminino e masculino, refeitório, almoxarifado, auditório, pátio coberto e pátio descoberto.  Os  banheiros estão danificados, precisando de portas e melhorar o botão de descarga. Os alunos relatam que nunca foram ao laboratório de informática, ao menos os estudantes de um dos 8º anos. Eles a...